A América está em festa! Tomou posse neste dia 20 de janeiro de 2009, o presidente Barack Hussein Obama que vem com a missão de reerguer a nação americana mergulhada em uma imensa crise, de agravos incalculáveis.
O mundo simpatizou-se com ele e acredita que o mesmo mudará a forma como os outros países enxergam o a nação americana. Ele traz uma promessa praticamente impossível, deseja selar a paz entre palestinos e israelenses! Uma disputa antiga e com escassas expectativas de um final feliz.
O governo de Obama vem fazer oposição ao governo de Bush, marcado por guerras e desavenças entre os Estados Unidos e outras nações. Obama diz que é possível estabelecer segurança sem causar guerras, é possível a paz sem o uso de canhões ou qualquer outro tipo de arma. Este discurso pacífico é praticamente um desejo global que se viu destruído nos últimos anos pela ganância e desumanidade do governo Bush. A manutenção da base militar de Guantánamo em Cuba é prova principal de que o governo anterior combatia o terror com o terror, valorizava uma pratica arcaica de olho por olho e dente por dente.
O mundo anseia pelas mudanças positivas que Obama pode fazer! Ele representa a esperança de muitas pessoas, ele representa a quebra de um tabu sendo o primeiro presidente negro a alcançar a Casa Branca, sua origem simples faz com que as pessoas tenham simpatia e apreço por ele.
Obama disse promoverá aproximação com os países latinos! Então nós da América Latina, chamado de quintal dos Estados Unidos, enxergamos com essa reforma no poder da superpotência uma aliança com o intuito de sanar problemas e garantir até um assento permanente no conselho de segurança da ONU, quebra de algumas tarifas que o governo anterior colocava nos produtos brasileiros para dificultar a concorrência.
I have a dream! Esta frase dita por Martin Luther King ecoa pelos ouvidos de muitas pessoas despertando a esperança e o desejo de mudança. Os americanos tinham o sonho de ver alguém humano chegar ao poder e fazer revoluções! Sonharam e conseguiram, elegeram Barack e assim fizeram jus a uma frase de Luther King: “Eu tenho um sonho de que meus quatro filhinhos, um dia, viverão numa nação onde não serão julgados pela cor de sua pele e sim pelo conteúdo de seu caráter”. Os americanos confiaram no caráter e depositaram todas as esperanças em Obama. O mundo tem um sonho de ver o poder da superpotência preocupado com questões importantes e ajudando aos países que necessitam de auxilio, o mundo não quer mais saber de guerras e enxergam neste novo governo uma chance de mudar o final da história. Já dizia o saudoso Chico Xavier, “Não podemos voltar atrás e fazer um novo começo, mas podemos começar agora e fazer um novo fim!”.
Vamos aguardar as providências de Barack e torcer para que o sonho mundial se torne realidade.