Com base na leitura de parte do texto “A exposição oral”, de Dolz,
Schneuwly, Pietro e Zahnd (p. 215-226), você deve elaborar uma proposta de
sequência de atividades para o ensino desse gênero.
Tema: Gravidez na adolescência.
Nível de ensino: 9º ano do ensino fundamental.
Duração: 4 aulas de 50 minutos.
Nível de ensino: 9º ano do ensino fundamental.
Duração: 4 aulas de 50 minutos.
Parte I - Conhecendo um seminário
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Conhecer o seminário como gênero oral;
Participar de um seminário como meio de apropriar-se do
gênero;
Preparar e apresentar um seminário sobre um determinado
tema pesquisado.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o
aluno
Modalidades linguísticas: oralidade e escrita.
Estratégias e recursos da aula
Utilização do laboratório de informática e sala de vídeo;
Atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos;
Utilização de imagens, textos e vídeos veiculados na
internet.
Disponível em:
http://www.brasilescola.com/redacao/o-seminarioque-e-como-realizalo.htm
O gênero discursivo Seminário é um texto expositivo que tem como foco a oralidade. Em um seminário, um ou mais emissor(es) que estudaram sobre um determinado tema expõem informações, descrevem ou explicam para uma plateia que deseja conhecer sobre o assunto em questão. Possui como características principais uma certa formalidade, a exploração de diversas fontes de informação, a seleção das informações em função do tema e a elaboração de um esquema para a apresentação oral.
Embora esse gênero esteja presente nas escolas em aulas de diversas disciplinas, nem sempre é tomado como um objeto de conhecimento, mediado e sistematizado pelo professor no processo de ensino-aprendizagem.
Atividade
1. Para apresentar o tema da aula aos alunos, o professor deverá perguntar a eles:
a. Você tem dificuldade em se expressar quando está à frente da sala apresentando um trabalho que exige exposição oral? Como você se sente nesse momento?
b. Vocês já apresentaram um trabalho escolar em forma de seminário? Como foi essa apresentação?
2. A seguir, o professor deverá exibir para eles o vídeo sobre o gênero seminário.
Vídeo: Comunicação oral: gênero seminário
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=UOEvxhbJlHc
3. Após a exibição do vídeo, o professor deverá dispor os alunos em círculo e conversar com eles sobre o tema abordado.
a. Qual a diferença entre oralização de textos escritos e gêneros orais?
b. O que é preciso para se fazer um seminário?
c. Quais os procedimentos necessários para se apresentar um seminário?
d. No exemplo de seminário apresentado no vídeo, quais foram as estratégias utilizadas pelo apresentador?
e. O gênero seminário, assim como qualquer outro, apresenta determinadas características. Você sabe quais são essas características?
http://www.brasilescola.com/redacao/o-seminarioque-e-como-realizalo.htm
O gênero discursivo Seminário é um texto expositivo que tem como foco a oralidade. Em um seminário, um ou mais emissor(es) que estudaram sobre um determinado tema expõem informações, descrevem ou explicam para uma plateia que deseja conhecer sobre o assunto em questão. Possui como características principais uma certa formalidade, a exploração de diversas fontes de informação, a seleção das informações em função do tema e a elaboração de um esquema para a apresentação oral.
Embora esse gênero esteja presente nas escolas em aulas de diversas disciplinas, nem sempre é tomado como um objeto de conhecimento, mediado e sistematizado pelo professor no processo de ensino-aprendizagem.
Atividade
1. Para apresentar o tema da aula aos alunos, o professor deverá perguntar a eles:
a. Você tem dificuldade em se expressar quando está à frente da sala apresentando um trabalho que exige exposição oral? Como você se sente nesse momento?
b. Vocês já apresentaram um trabalho escolar em forma de seminário? Como foi essa apresentação?
2. A seguir, o professor deverá exibir para eles o vídeo sobre o gênero seminário.
Vídeo: Comunicação oral: gênero seminário
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=UOEvxhbJlHc
3. Após a exibição do vídeo, o professor deverá dispor os alunos em círculo e conversar com eles sobre o tema abordado.
a. Qual a diferença entre oralização de textos escritos e gêneros orais?
b. O que é preciso para se fazer um seminário?
c. Quais os procedimentos necessários para se apresentar um seminário?
d. No exemplo de seminário apresentado no vídeo, quais foram as estratégias utilizadas pelo apresentador?
e. O gênero seminário, assim como qualquer outro, apresenta determinadas características. Você sabe quais são essas características?
Aula 02
Atividade
O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática, para, em duplas, pesquisarem sobre o gênero seminário. Para essa pesquisa, os alunos deverão seguir o roteiro abaixo.
ROTEIRO
a. O gênero seminário: definição e características.
b. Principais objetivos de um seminário.
c. Passos a serem cumpridos para se desenvolver um seminário.
d. Procedimentos básicos para se elaborar um seminário.
SUGESTÕES DE SITES PARA A PESQUISA:
http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario
http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/exposicao-oral-sala.htm
O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática, para, em duplas, pesquisarem sobre o gênero seminário. Para essa pesquisa, os alunos deverão seguir o roteiro abaixo.
ROTEIRO
a. O gênero seminário: definição e características.
b. Principais objetivos de um seminário.
c. Passos a serem cumpridos para se desenvolver um seminário.
d. Procedimentos básicos para se elaborar um seminário.
SUGESTÕES DE SITES PARA A PESQUISA:
http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario
http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/exposicao-oral-sala.htm
Aula 03
Atividade
A partir das informações obtidas com a pesquisa, os alunos, em grupo, deverão montar um painel, elencando os procedimentos básicos para a elaboração de um seminário.
Observação:
Para esta aula, o professor deverá disponibilizar para os alunos o material necessário: tesoura, cola, cartolina e pincel.
Aula 04
Atividade
Produção de um seminário
I - O professor deverá propor aos alunos o tema para a realização de um seminário, qual seja: Gravidez na adolescência.
Parte II - Pesquisando o tema.
Objetivo geral:
Atividade
Produção de um seminário
I - O professor deverá propor aos alunos o tema para a realização de um seminário, qual seja: Gravidez na adolescência.
Parte II - Pesquisando o tema.
Objetivo geral:
Disseminar uma cultura de valorização do sexo e da sua
própria sexualidade fornecendo-lhes informações que promovam seu bem-estar e
saúde no âmbito físico, social, moral e mental através da realização de um
seminário.
Objetivos específicos:
- Apropriar-se de procedimentos de escuta e participação de uma exposição oral e de um seminário;
- Organizar a sua apresentação de maneira a possibilitar a compreensão da audiência;
- Apropriar-se de procedimentos de planejamento, produção e revisão de uma exposição oral;
- Compreender as características fundamentais da organização interna de uma exposição oral;
- Utilizar o registro adequado de fala ao organizar a exposição;
- Utilizar os recursos auxiliares mais adequados à compreensão do aspecto focalizado;
- Reconhecer e utilizar as marcas linguísticas características de uma exposição oral em um seminário.
-Oportunizar discussões e reflexões (presenciais e
virtuais) acerca dos problemas causados pela gravidez indesejada na
adolescência;
-Despertar o interesse e o gosto pela pesquisa, e pelo
trabalho em grupo;
-Promover a socialização e o exercício da cidadania entre
a comunidade escolar.
Estratégias de ensino:
1. Sensibilização através de dinâmica;
2. Comentários acerca de como podemos relacioná-la as relações que estabelecemos e mantemos em nossas vidas;
3. Canto e análise da música: Xote das meninas de Luiz Gonzaga, ressaltando a questão inerente do ser humano de namorar, se relacionar afetivamente e das consequências:
benefícios e maléficos que isso pode representar na vida do adolescente e jovem;
4. Enquete: Quando um homem e uma mulher devem
iniciar sua vida sexual?
5. Leituras diversas: textos, imagens, filmes que tratem do tema;
fantastico.globo.com/.../gravidez-na-adolescencia-a-cada-18-minutos-um...
http://www.andrefelipe.net/2008/07/juno-filme-sobre-gravidez-na.html
5. Leituras diversas: textos, imagens, filmes que tratem do tema;
fantastico.globo.com/.../gravidez-na-adolescencia-a-cada-18-minutos-um...
http://www.andrefelipe.net/2008/07/juno-filme-sobre-gravidez-na.html
6. Construção de fóruns de discussões ( em blog) ,
gráficos, cartazes
7. Produção textual;
8. Pesquisas bibliografias dirigidas, pesquisas de campo e na Internet;
9. Entrevistas e relatório dessas;
10. Trabalho em grupo com apresentação oral dos resultados obtidos com o mesmo;
11. Elaboração de questões;
12. Dramatização do romance: Pai? Eu?!!
http://taniamartinelli.blogspot.com.br/2008/12/9-pai-eu.html
7. Produção textual;
8. Pesquisas bibliografias dirigidas, pesquisas de campo e na Internet;
9. Entrevistas e relatório dessas;
10. Trabalho em grupo com apresentação oral dos resultados obtidos com o mesmo;
11. Elaboração de questões;
12. Dramatização do romance: Pai? Eu?!!
http://taniamartinelli.blogspot.com.br/2008/12/9-pai-eu.html
13. Socialização das conclusões dos trabalhos apresentados pela turma em um blog.
Recursos:
· Computador;
· Softwares (PowerPoint, Word)
· Projetor de imagem
· Blog;
· Aparelho de DVD/ TV
· DVD de filmes (Meninas – Juno)
· Aparelho de som;
· Livros didáticos e paradidáticos
· Internet;
· Cadernos;
· Impressora;
· Papel ofício
· Canetas/lápis
· Jornais/revistas
O Seminário
O professor deverá apresentar aos alunos a seguinte
proposta de trabalho:
Em grupo, a partir dos vídeos assistidos e dos
textos fornecidos pelo professor, organizem um seminário sobre o tema
"Gravidez na adolescência”. O público alvo será os colegas de sala
de aula e o professor. Procure seguir as etapas seguintes:
1. Planeje com o grupo as tarefas, que deverão ser divididas para cada componente do grupo.
2. Leia os textos fornecidos pelo professor e extraia deles as informações principais.
1. Planeje com o grupo as tarefas, que deverão ser divididas para cada componente do grupo.
2. Leia os textos fornecidos pelo professor e extraia deles as informações principais.
Faça um esquema (roteiro) do seminário, com a indicação
dos pontos mais importantes obtidos com análise dos textos. Estes
pontos serão destacados no início da apresentação. É importante
lembrar que o texto escrito servirá de base para a exposição oral.
Preparem a apresentação, definindo como será o seminário:
a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Observem as ideias principais e
secundárias a serem abordadas, como serão apresentados alguns dados (por meio
de gráficos, estatísticas, tabelas) e qual suporte será utilizado ( cartazes,
transparências, slides /PowerPoint, etc). O seminário será mais
motivador para o público se forem usados recursos audiovisuais na apresentação.
. Cada um dos componentes do grupo deverá treinar o que
vai falar na exposição do seminário. Isso possibilita saber o que deve ser
melhorado durante a fala bem como definir o tempo de fala de cada um.
Na apresentação, cada participante deverá expor oralmente
uma parte do trabalho. Estudem bem o texto, para que a exposição seja clara,
envolvente e cada um mostre segurança e domínio do assunto. Durante a
apresentação, se for preciso consultem o esquema.
Reservem um tempo para o público fazer perguntas,
dar opiniões e pedir esclarecimentos.
Recursos Complementares
Para ampliar o conhecimento dos alunos sobre a temática
estudada, o professor poderá exibir para os alunos o
vídeo abaixo sobre comunicação oral.
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=em2EXTcSyAY&feature=related
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=em2EXTcSyAY&feature=related
Avaliação
Os alunos serão avaliados coletivamente durante a
realização das atividades de pesquisa sobre seminário e também pela elaboração
e apresentação de um seminário sobre "Gravidez na adolescência”.