sábado, 19 de outubro de 2013

Atividade com a crônica “Meu Primeiro Beijo” de Antônio Barreto

Elabore uma situação de aprendizagem, com pelo menos três atividades, para trabalhar com seus alunos o uso da pontuação nessa crônica.



Atividade com a crônica “Meu Primeiro Beijo” de Antônio Barreto

6 aulas de 50 min.
Turma:  9ºano

1ª aula:
 Ativação do conhecimento prévio dos alunos:

Em uma roda de conversa com os alunos (trabalhando a oralidade):
O que vocês já sabem sobre os sinais de pontuação?
Quais são os mais usados?
Quais os menos usados?

Uso da Sala Ambiente de Informática: relembrando o conteúdo sobre os sinais de pontuação.

Acessem os links:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pontua%C3%A7%C3%A3o



2ª aula:

1)    Leitura compartilhada
2)    Discussão oral, após a leitura
a)    Quais foram as impressões sobre o texto?
b)    Quem é o protagonista.
c)     Qual é o foco narrativo e quais as marcas linguísticas que justificam a sua resposta?
d)    Qual é o possível público alvo desse conto?
e)    Identifique palavras cujos significados são desconhecidos e que dificultam o entendimento textual. Pesquise e anotem as informações colhidas.

3ª aula
3)    Observe a pontuação no texto releia de maneira silenciosa.
4)    Em voz alta, a sala deverá refazer a leitura comentando a relação de sentido do uso de determinada pontuação, por exemplo:

“- Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:”

“- A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias...”

Qual foi a intenção do autor atribuir nesse trecho o uso do ( ponto e vírgula ao invés de vírgula). Observe a diferença de pontuação com uso de vírgula no parágrafo anterior.

Por que foi usado reticências? E se o autor escolhesse apenas ponto, teria o mesmo efeito de sentido?


4ª aula
5)    Observe que o trecho abaixo retirado do conto está sem as pontuações, tentem reorganizá-la e compartilhe com a sala o resultado, bem como anotem as impressões sobre o sentido atribuído ao texto confrontando o antes e o depois.
“Desci cheguei em casa nos beijamos de novo no portão do prédio e aí ficamos apaixonados por vária semanas Até que o mundo rolou as luas vieram e voltaram o tempo se esqueceu do tempo as contas de telefone aumentaram depois diminuíram e foi ficando nisso Normal Que nem meu primeiro beijo Mas foi inesquecível”

Avaliação
5ª aula
6)    Reescreva o texto na perspectiva do rapaz em que a garota deverá convencê-lo a beijar-lhe. Quais seriam os argumentos impostos e enumerados pela menina? Use a pontuação para delimitar os anseios da personagem feminina.

6ª aula


Os textos produzidos podem ser divulgados no mural da escola ou até mesmo selecionar alguns para compor o jornal da escola, se for o caso da escola possuir. 

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