Elabore
uma situação de aprendizagem, com pelo menos três atividades, para
trabalhar com seus alunos o uso da pontuação nessa crônica.
Atividade
com a crônica “Meu Primeiro Beijo” de Antônio Barreto
6
aulas de 50 min.
Turma:
9ºano
1ª aula:
1ª aula:
Ativação do conhecimento prévio dos alunos:
Em uma roda de conversa com os alunos (trabalhando a oralidade):
O que vocês já sabem sobre os sinais de pontuação?
Quais são os mais usados?
Quais os menos usados?
Uso da Sala Ambiente de Informática: relembrando o
conteúdo sobre os sinais de pontuação.
Acessem os links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pontua%C3%A7%C3%A3o
Acessem os links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pontua%C3%A7%C3%A3o
2ª
aula:
1) Leitura
compartilhada
2) Discussão
oral, após a leitura
a) Quais
foram as impressões sobre o texto?
b) Quem
é o protagonista.
c) Qual
é o foco narrativo e quais as marcas linguísticas que justificam a sua
resposta?
d) Qual
é o possível público alvo desse conto?
e) Identifique
palavras cujos significados são desconhecidos e que dificultam o entendimento
textual. Pesquise e anotem as informações colhidas.
3ª aula
3) Observe
a pontuação no texto releia de maneira silenciosa.
4) Em
voz alta, a sala deverá refazer a leitura comentando a relação de sentido do
uso de determinada pontuação, por exemplo:
“- Dependendo do beijo, a gente
põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70
para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas
continuou salivando seus perdigotos:”
“- A gente também gasta, na
saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias
orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250
bactérias...”
Qual foi a intenção do autor
atribuir nesse trecho o uso do ( ponto e vírgula ao invés de vírgula). Observe
a diferença de pontuação com uso de vírgula no parágrafo anterior.
Por que foi usado reticências? E
se o autor escolhesse apenas ponto, teria o mesmo efeito de sentido?
4ª aula
5) Observe
que o trecho abaixo retirado do conto está sem as pontuações, tentem
reorganizá-la e compartilhe com a sala o resultado, bem como anotem as
impressões sobre o sentido atribuído ao texto confrontando o antes e o depois.
“Desci cheguei em casa nos
beijamos de novo no portão do prédio e aí ficamos apaixonados por vária semanas
Até que o mundo rolou as luas vieram e voltaram o tempo se esqueceu do tempo as
contas de telefone aumentaram depois diminuíram e foi ficando nisso Normal Que
nem meu primeiro beijo Mas foi inesquecível”
Avaliação
5ª aula
6) Reescreva
o texto na perspectiva do rapaz em que a garota deverá convencê-lo a
beijar-lhe. Quais seriam os argumentos impostos e enumerados pela menina? Use a
pontuação para delimitar os anseios da personagem feminina.
6ª aula
Os textos produzidos podem ser
divulgados no mural da escola ou até mesmo selecionar alguns para compor o
jornal da escola, se for o caso da escola possuir.