domingo, 21 de outubro de 2007

Valores humanos esquecidos

O mundo evolui, quase tudo evolui e os valores humanos estão sendo deixados de lado, ignorados pela arrogância e falta de amor humano.
A amizade é um deles, sentimento que aos poucos está perdendo lugar para o “amigo virtual”, já não se falam mais em “ombro amigo”, a tendência é cada um viver isoladamente em seu lugar, reforçado ainda mais pelas teorias de sucesso que cada vez mais “enfatiza” o crescimento pessoal que na verdade é um conhecimento individual gerado de teorias individualista senão egoístas.
Honestidade, palavra bonita de pronúncia, derivada da palavra latina honor, que significa honra, essa talvez seja a mais atacada atualmente. Os fatos diários denunciam as falcatruas e roubalheiras dentro do sistema político brasileiro, assistimos a morte de um principio ético que caracteriza o homem decente, digno, correto. Já dizia o grande poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare: “Não há legado mais rico que a honestidade”, e nossos políticos constroem seus legados a base da desonestidade e viu o mais nobre e sincero exemplo que fez o cearense Francisco Basílio Cavalcante, faxineiro do Aeroporto Internacional de Brasília devolvendo ao setor administrativo uma carteira que ele encontro com exatos 10 mil dólares de um turista suíço.
A justiça é outro ponto importante, porém muitos ainda não souberam colocá-la em prática. Justiça seja feita nos setores apodrecidos da política, justiça seja feita aos causadores da desordem que abate o mundo, das pobres vitimas de guerra, de estupro, de abuso, de fome, justiça social urgente nesse país que há muito ascende à burguesia sustentada pelo povo. Justiça também pela educação de qualidade, um direito garantido por lei, sequer devia ter que pedir é uma obrigação do estado.
Respeito, isso falta demais no dia a dia, o desrespeito é tão comum e tão explícito. A falta de respeito percorre por todos os lugares e concretiza uma sociedade injusta. Exemplos e mais exemplos, poluição dos rios e nascentes, destruição das florestas e matas, extinção de espécies da fauna, desrespeito aos idosos, crianças, mulheres, pobres, negros, índios, brancos, afros-descendentes, sulistas, nordestinos, judeus, espíritas, umbandistas, católicos, protestantes, professores, homossexuais entre tantos outros. A maior das grandezas, a vida, também sofre atos desrespeitosos, o próprio aborto é uma total falta de respeito a um pequeno ser indefeso, a guerra que escancaradamente mata milhares de civis inocentes e constroem o caos geral.
E para terminar, temos a solidariedade, tão necessitada nos dias presente, o espírito solidário deve alertar a todos pela necessidade de amor ao próximo, um principio de dois mil anos e que ainda é pouco executado.
É impossível viver em um mundo sem esses valores básicos do ser humano, sem ele não há sociedade que se prevaleça, um complementa o outro e todos juntos formam um individuo responsável e consciente de suas atitudes.
“Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade”, Raul Seixas (cantor e compositor).

Apoio à Dilma!

Apoio à Dilma!