sexta-feira, 2 de novembro de 2007

O Mercosul tem futuro?

Podemos presenciar em pouco tempo a extinção do Mercado Comum do Sul, com a inserção da Venezuela no bloco, estaremos condenados a ficar afastados de outros países do globo. Hugo Chaves quer implantar na América do Sul um sistema político socialista e de total repúdio as grandes nações mais ricas do mundo. Seria um retrocesso, um lastimável processo de contrariedade à democracia que custamos a conquistar.
As noticias são bem esclarecedoras a respeito de Chaves e não deixam dúvidas. Qual será a intenção de um presidente que quer legislar sem precisa de consulta ao parlamento? Por que não renovar a concessão de um canal de televisão venezuelano? Perseguição política a pessoas que são contrárias a seu regime praticamente ditatorial?
O Mercosul foi a saída encontrada por Chaves para sair do isolamento, antes de fazer parte do bloco, o mesmo disse que o Mercosul não tinha mais futuro e agora recém ingressado já começa a gerar polêmicas dizendo que o Mercado necessita de reformas para sair do neoliberalismo. Enquanto Lula continuar com o seu discurso “manso” perante nossos vizinhos estaremos submetidos a obedecer qualquer um que se elege presidente querendo fazer da nossa América Latina um “Ocidente Médio”, tornando aqui um amontoado de países comandado por homens bombas em um território “banhado” apenas pelo sangue dos inocentes derramado por causa do ódio entre nações.
Chaves vai acabar com o Mercosul e transformar toda essa região em pobreza, essa política de isolamento é puro fracasso e não favorece a ninguém, vivemos em mundo globalizado e competitivo onde não há espaço para ditadura. Uma região com tantas diferenças de culturas e ideologias é praticamente impossível manter um mercado comum de cooperação política, econômica e social.
Enquanto o Brasil manter esse discurso de querer ajudar os paises “menores” estamos sendo devorados pelos mesmos, a Bolívia é “pequena”, mas soube impor suas decisões sobre o gás natural e não fizemos nada. Outros paises levantaram suas vozes querendo ser grande, o Brasil então perderá a liderança aqui no Sul.

Apoio à Dilma!

Apoio à Dilma!